Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2720
Título: TRATAMENTO DA INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO NA GRAVIDEZ
Autor(es): FLORINTINO, NELIMAR SPADOTTO
ALVES, ROSANA VASCONCELOS
PINA, SANDRA APARECIDA DE
Júnior, Nelson Pereira da Silva
Palavras-chave: Trato Urinário
Infecção Urinária
Tratamento
Gravidez
Data do documento: 24-Jul-2015
Resumo: A mulher durante o período de gravidez, sofre mudanças no seu estado de saúde, sendo necessário o uso de medicamentos. A gravidez é o único estado em que a exposição a uma substância afeta dois organismos. A infecção do trato urinário (ITU) na gravidez é considerada uma das principais causas de consulta médica. Ocorre devido às transformações da anatomia e da fisiologia que acontecem no sistema urinário da mulher neste período. O uropatógeno mais frequente na infecção urinária em gestantes é a Esherichia coli, Klebisiella ssp, Enterococcus Faecalis e Streptococcus do grupo B. A urinálise e a urocultura são os exames de laboratórios mais utilizados para diagnóstico da ITU. Entre os fármacos mais utilizados durante a gestação estão os preparados de ferro, ácido fólico, analgésicos, antiácidos, antieméticos, antiasmáticos e os antibióticos para tratamento das infecções. A indicação do antibiótico no tratamento muitas vezes acontece de forma experimental, aumentando as possibilidades de erros, por essa razão é tão importante conhecer a epidemiologia e o padrão de sensibilidade e resistência do microrganismo para a escolha do antibiótico correto. O objetivo deste trabalho foi descrever sobre o tratamento da Infecção do trato urinário na gravidez. Este trabalho foi feito através de uma revisão de literatura e levantamento de dados encontrados em materiais elaborados por vários autores. Para evitar as complicações potencialmente graves que estas infecções podem ter sobre a mãe e o feto, há que efetuar diagnóstico precoce e tratamento imediato e adequado.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Farmácia Clínica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de especialista. Orientador(a): Prof.º Ms. Nelson Pereira da Silva Júnior.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2720
Aparece nas coleções:TCC - Pós-Graduação Lato Sensu em Farmácia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Nelimar_Rosana_Sandra.pdf278,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.