Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2728
Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA: a percepção e o conhecimento dos discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA acerca das possibilidades e estilos de investimentos ofertados às pessoas físicas.
Autor(es): LISBOA, LUANA DA SILVA
Dalpias, Élida Cristina
Palavras-chave: Finanças
Futuro
Educação Financeira
Investimento
Data do documento: 2020
Resumo: Diante do atual cenário econômico e financeiro, dificuldades atreladas ao gerenciamento dos recursos financeiros são frequentes por parte dos indivíduos, tendo em vista os descontroles financeiros que estes possuem em relação as suas finanças pessoais, ocasionados pela falta de conhecimento na área financeira. As finanças pessoais bem estruturadas são consideradas o principal passo para um futuro financeiro saudável, e é por isso que se torna importante buscar conhecimentos na área financeira, para que assim possam realizar planejamentos de todas as decisões que serão tomadas referentes aos recursos financeiros. O planejamento financeiro permite que o indivíduo tenha a capacidade de controlar sua situação financeira, buscando atender as necessidades e alcançar os objetivos pessoais no decorrer da vida, e é diante desta situação que se destaca a importância da Educação Financeira na vida dos indivíduos, sendo assim a pessoa torna-se capaz de administrar as próprias finanças da melhor forma, tornando-se hábil para as melhores decisões sobre seus recursos financeiros, objetivando obter uma vida financeira equilibrada no presente e futuro. O indivíduo obtém o conhecimento de diversas áreas do ambiente econômico e financeiro, como as várias formas de trabalhar com seus recursos financeiros, entre elas, o investimento, que é o ato de aplicar um recurso financeiro, à curto ou à longo prazo, esperando-se um valor superior ao aplicado. Diante do pressuposto, foi realizada pesquisa descritiva quantitativa, com o objetivo de identificar a percepção de conhecimento acerca da educação financeira, voltada para investimentos, dos discentes em bacharelado em Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, por meio da aplicação de um formulário que abrangeu um total de 62 discentes, onde a maioria dos discentes possuem determinado conhecimento e até mesmo aplicabilidades destes conceitos na vida financeira, preocupando-se com o futuro financeiro, destacando somente a falta do hábito de investir financeiramente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do Grau em Bacharelado em Ciências Contábeis apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Prof. Orientador: Esp. Elida Cristina Dalpias
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2728
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27532 - LUANA DA SILVA LISBOA1604100081.pdf764,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.