Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2729
Título: MARKETING DIGITAL E EMPREENDEDORISMO COMO FORMA DE INOVAÇÃO NA ÁREA CONTÁBIL
Autor(es): NORONHA, ERICA DA SILVA LIMA TELES DE
Streit, Sharmilla Antonieta Fávero
Palavras-chave: Escritório
Empreendedorismo
Ferramentas Digitais
Marketing Contábil
Data do documento: 2020
Resumo: Considerando que as inovações tecnológicas contribuíram para o avanço da contabilidade, e que, a tecnologia da informação, vêm se difundindo na economia e transformando as formas de interação entre consumidores e empresas. O presente estudo buscou identificar se os escritórios contábeis da cidade de Ariquemes-RO, adotam práticas de empreendedorismo e marketing contábil, bem como o uso das ferramentas digitais e mídias sociais, para divulgação de seus produtos ou serviços além da captação e fidelização de seus clientes. Quanto à natureza desta pesquisa, é caracterizada como descritiva com abordagem qualiquantitativa, onde combinou-se revisão bibliográfica e trabalho de campo, composto por questionários e entrevistas semi-estruturadas, totalizando uma amostra de 14 (quatorze) participantes, destes 11 (onze) respondentes do questinário aplicado via plataforma google forms, e 3 (três) por intermédio de entrevistas. O resultados revelaram que os empresários contábeis utilizam as ferramentas digitais independentemente do porte da empresa, mas em grande escala oboca a boca, ainda é a maior fonte de propagação de seus negócios. A pesquisa não contraria outros estudos realizados com a mesma temática, onde observaram a utilização do marketing em escritórios contábeis de forma embrionária e em fase de desenvolvimento, mas o advento de novas formas em se consumir produtos e serviços, é reflexo da forte imposição no setor contábil em aderir às novas tendências digitais. Sugere-se outros estudos com ênfase no marketing digital no âmbito contábil, para maior valorização dos serviços e da classe profissional.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente– FAEMA, para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis sob a orientação da Prof.ª Esp.Orientador(a): Sharmilla Antonieta Fávero Streit.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2729
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- PROTOCOLAR1604435066.pdf728,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.