Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2742
Título: ACESSIBILIDADE PARA PACIENTES CADEIRANTES NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE ARIQUEMES-RO
Autor(es): GOMES, FERNANDO ANTÔNIO BARREIRA
Alves, Helena Gouvea Rocha
Palavras-chave: Unidades Básicas de saúde
Cadeirantes
Acessibilidade
Data do documento: 2020
Resumo: O presente trabalho tem como temática acessibilidade para pacientes cadeirantes nas Unidades Básicas de Saúde de Ariquemes-RO. A NBR 9050 regula normas quanto a estrutura que devem seguir empresas, postos de saúde e demais imóveis públicos ou provados quanto a estrutura física que atende pessoas cadeirantes, essa NBR é de suma importância visto que não só o município de Ariquemes, mas todo o país possui um número de cadeirantes que necessitam de locomoção de qualidade, o objetivo da NBR 9050 é ajustar os meios de locomoção buscando uma acessibilidade de qualidade para os cadeirantes. O tema se mostra relevante, pois visa verificar como se encontra a acessibilidade nos postos de saúde do município de Ariquemes, e através de projetos ajustar os espaços físicos das unidades básicas de saúde do município de Ariquemes/RO conforme a NBR 9050. O objetivo geral do trabalho é investigar se nas unidades básicas de saúde a acessibilidades para os cadeirantes estão de acordo com a NBR 9050. A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica, seguida de um estudo de caso, quantitativa onde dados serão coletados os locais utilizados foram as UBS visitadas dos respectivos setores 02, 05 ,06 e 09, obtendo assim a real situação do local, após isto seguindo a norma NBR 9050 foi apontado mudanças nos locais analisados através de projetos para que ocorra uma melhor locomoção por cadeirantes e portadores de necessidades especiais. No que tange os resultados e discussões foi possível analisar que algumas UBS não atendem as exigências e normas para que o paciente possa se locomover com suas cadeiras de rodas, no entanto as mudanças apresentadas no trabalho através dos projetos que seguem as normas da NBR 9050 possuem o objetivo de corrigir essas falhas no projeto já aplicado nas unidades básicas de saúde. Conclui-se que apesar de haver em todas as UBS a acessibilidade, alguns ajustes são necessários para facilitar o acesso dos cadeirantes nas unidades, dentre esses ajustes podem ser citados, rampas, espaço no acesso para rodagem das cadeiras de rodas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do grau em Engenharia Civil apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2742
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2020 - FERNANDO_assinado_assinado_assinado_assinado.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.