Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2754
Título: Depressão na adolescência: impacto do diagnóstico para a família
Autor(es): Brasil, Marcela Guimarães
Pumariega, Yesica Nunez
Palavras-chave: Psicologia
Depressão
Depressão na adolescência
Impacto emocional familiar
Data do documento: 2020
Resumo: A depressão é considerada um transtorno de humor, na qual há alterações psíquicas e orgânicas, que comporta o físico, os pensamentos e as emoções. Este transtorno é muito comum entre adolescentes, visto que a adolescência é um período de transformações biopsicossociais e a família desempenha um papel fundamental para minimizar os impactos desta etapa de vida. Partindo deste princípio, o presente estudo tem por objetivo geral compreender quais impactos emocionais sofrem os pais de adolescentes com o diagnóstico de depressão. Para atingir o objetivo deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória, com embasamento em análise de artigos científicos, livros e monografias em meio eletrônico. Através da análise das bibliografias, concluiu-se que o suporte familiar é fundamental para a adolescência, especialmente em momentos difíceis. Em relação à depressão, a presença destes é essencial para que o tratamento seja mais eficaz.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2754
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELA GUIMARÃES BRASIL.pdf916,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.