Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2756
Título: ANÁLISE DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO EM ARGAMASSAS DE CIMENTO PORTLAND, POR REJEITO DE CASSITERITA
Autor(es): GUEDES, LUCAS KAIKE ALVES
Lemes, Silênia Priscila Da Silva
Palavras-chave: Cimento Portland
Rejeito de Cassiterita
Areia Natural
Argamassa
Data do documento: 2020
Resumo: Atualmente, a busca por soluções inovadoras e sustentáveis tem sido motivos de muitos estudos, torna-se imprescindível diante do grande consumo de recursos naturais e no intuito de reduzir impactos ambientais gerados pelo setor da construção civil. Perante esta realidade, o presente trabalho aborda o uso do rejeito de cassiterita (RC) como agregado miúdo para produção de argamassas de cimento Portland, utilizando o agregado de RC na substituição parcial do agregado miúdo (areia). A cassiterita é comum na Região de Ariquemes, devido estar presente no Garimpo Bom Futuro localizado nessa mesma cidade, no entanto na década de 1980, reduziu significativamente a cassiterita, devido á grande procura desse mineral pelas pessoas. O estudo do uso do rejeito de cassiterita é considerado um material novo para a construção civil, aliado à ideia de redução dos rejeitos lançados ao meio ambiente de forma desastrosa prejudicando solos e rios. Diante o exposto, este rejeito é utilizado para substituir parcialmente a areia natural na composição da argamassa de cimento Portland, visando manter suas propriedades mecânicas. As argamassas foram dosadas segundo proporção, em peso, de 1:3 (cimento: areia) e relação água/cimento de 0,5. Para a atividade experimental foi realizado um traço de referência de argamassa (sem adição de RC), para permitir a comparação entre argamassa de referência (LR) com argamassas com adição de RC (L20, L30 e L50). Foram produzidos traços com substituição da areia natural por RC nas proporções de 20%, 30% e 50%.Em sequência, as argamassas foram submetidas a ensaios, no estado fresco como, determinação do índice de consistência, determinação da densidade de massa e no estado endurecido como, determinação da resistência à tração na flexão e à compressão. Também foi realizado ensaio complementar como de determinação da absorção de água por imersão. Sendo possível assim, classificá-las de acordo com as características e propriedades mecânica de interesse da engenharia. Os resultados alcançados permitiram avaliar que é possível usar o rejeito de garimpo de cassiterita como agregado miúdo para produção de argamassas de cimento Portland de forma técnica.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso para a obtenção do Grau em bacharelado de Engenharia Civil apresentado à instituição Faculdade de Educação e Meio Ambiente-FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2756
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LUCAS GUEDES - FINAL (1).pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.