Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2766
Título: FABRICAÇÃO DE TIJOLO SOLO-CIMENTO COM EMPREGO DE SERRAGEM DE MADEIRA.
Autor(es): BRESOLA, CINDY DA SILVA
Oliveira, Bruno Dias de
Palavras-chave: Tijolo solo-cimento
Resistência a compressão
Pó de Serragem
Sustentabilidade
Substituição de cimento
Data do documento: 2020
Resumo: A busca pela sustentabilidade gera preocupação em todos os setores da economia, inclusive no ramo da construção civil, em que há uma demanda por materiais que causem menos impacto ambiental durante sua fabricação. O tijolo solo-cimento se torna uma escolha viável, visto que sua forma de fabricação não requer queimação em forno a lenha, impedindo o desmatamento e a poluição do ar. Existe, ainda, a possibilidade do aproveitamento de resíduos da construção civil, agrícolas e industriais na sua fabricação, contribuindo no descarte adequado desses materiais à natureza. O objetivo desse trabalho é fabricar tijolos confeccionados com resíduos de pó de madeira em substituição parcial com o cimento, em diferentes tempos de cura (idades). Na confecção dos tijolos, serão avaliadas as propriedades física e mecânica das matérias-primas, solo, cimento e pó de madeira. Foram estabelecidos os percentuais de pó de madeira entre 0%, 5%, e 10%. Os tijolos sustentáveis serão submetidos aos ensaios de absorção de água e compressão simples nas idades de 7 e 28 dias. Os resultados descobertos determinaram que a substituição parcial do cimento por pó de serragem teve um impacto nas propriedades físicas. Apenas o tratamento confeccionado com 5% de adição a pó de serragem foi o único a obter valores igual a 20%. Dessa forma, pode-se perceber que a substituição de cimento por pó de serragem, do modo como foi preparado neste trabalho, apresentou resultados satisfatórios perante os requisitos normativos em idades diferentes, por tanto não se pode descartar a probabilidade de emprego desse resíduo, em junção ao solo-cimento. Recomenda-se que os novos estudos sejam elaborados de maneira otimizadora no seu processo de produção, bem como, melhorias na compatibilidade dos materiais vegetais e cimento, como nos moldes para a sua fabricação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do Grau em Engenharia Civil apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente- FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2766
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (1)_assinado_assinado_assinado.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.