Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2768
Título: Benefícios da cinesioterapia no tratamento de pacientes com esclerose múltipla
Autor(es): Serrano, Mônica Rodrigues
Santos, Jéssica Castro dos
Palavras-chave: Esclerose Múltipla
Exercício Físico
Fisiopatologia
Fisioterapia
Terapia por exercício
Data do documento: 2020
Resumo: Esclerose Múltipla é uma doença crônica, autoimune e incapacitante que afeta o sistema nervoso central, ela desencadeia múltiplos sintomas e sinais neurológicos. Sua maior incidência ocorre em adultos jovens sendo predominante em mulheres de raça branca, por ser uma doença que causa incapacidade motora, esta pode comprometer a vida social e profissional provocando grande impacto na qualidade de vida. O estudo da EM proporciona o conhecimento sobre a doença e seus comprometimentos. A fisioterapia tem suma importância, pois com intervenção precoce, objetiva de forma consciente, as abordagens fisioterapêuticas proporcionam aos pacientes com EM uma significativa melhora nas habilidades funcionais. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre os benefícios da cinesioterapia na minimização das alterações cinético-funcionais nos pacientes com EM, por meio de uma revisão bibliográfica com abordagem descritiva exploratória, elaborada a partir de artigos indexados em bases de dados online como: SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), obras do acervo literário da Biblioteca Júlio Bordignon da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), além de manuais do Ministério da Saúde e Google Acadêmico. Com bases nos dados apresentados neste trabalho conclui-se que a utilização da cinesioterapia proporciona múltiplos benefícios aos pacientes de Esclerose Múltipla, possibilitando independência funcional agindo de forma significativa na sua qualidade de vida.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2768
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÔNICA RODRIGUES SERRANO.pdf885,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.