Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2770
Título: Abordagem fisioterapêutica no envelhecimento facial
Autor(es): Costa, Erika Gabriela Batista
Sales, Clediane Molina de
Palavras-chave: Envelhecimento da pele
Face
Modalidades de Fisioterapia
Pele
Data do documento: 2020
Resumo: A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela proteção dos órgãos, defesa de atrito e raios ultravioletas, controle da temperatura corporal, proteção imunológica, controle hemodinâmico, equilíbrio hidroeletrolítico, metabolismo energético e produção de vitamina D3. Ela se divide em três camadas, a epiderme, derme e hipoderme, cada uma com funções distintas. Com o passar dos anos a pele apresenta alterações em suas funções, trata-se de um processo natural que traz diversas mudanças, principalmente na região da face, como o surgimento de rugas e flacidez, além de alterações importantes nas estruturas locais como musculatura, coxins adiposos e ossos, o que pode gerar problemas psicológicos nos indivíduos. Desta forma a fisioterapia pode atuar em tais alterações na prevenção e no tratamento das mesmar por intermédio de diversas modalidades possibilitadas à profissão, como orientações sobre produtos para prevenir o envelhecimento (nutracêuticos, protetor solar, vitaminas), recursos manuais e eletroterapêuticos com a finalidade de alcançar os objetivos e resultados desejados para o rejuvenescimento facial. O presente trabalho tem como objetivo principal discorrer a abordagem fisioterapêutica no tratamento do envelhecimento facial. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa. Para o embasamento científico necessário ao desenvolvimento do tema foi realizada pesquisa bibliográfica em plataformas digitais e indexadas como o google acadêmico, ScientificElectronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed e o Acervo da Bliblioteca Júlio Bordignon da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), das quais foram utilizadas publicações em língua portuguesa e inglesa. Considera-se que os tratamentos fisioterapêuticos geram ao indivíduo benefícios tanto físicos como psicológicos, pois além de gerar melhora da beleza também promove uma melhora da auto estima, melhora da qualidade de vida e do relacionamento do indivíduo com a sociedade como um todo visto que a face é o elo de comunicação do homem e transmite as características pessoais, saúde e emoções.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2770
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIKA GABRIELA BATISTA COSTA.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.