Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2771
Título: ESTUDO DE VIABILIDADE ENTRE ESTACA ESCAVADA E SAPATA ISOLADA EM UMA EDIFICAÇÃO
Autor(es): CARIOCA, DÉBORAH DO AMARAL
Costa, João Victor da Silva
Palavras-chave: Fundações
Investigações Geotécnicas
Estaca escavada
Sapata Isolada
Estudo comparativo
Data do documento: 2020
Resumo: Com a grande variedade de fundações existentes no mercado, é cada vez mais necessário o estudo das mesmas, para identificar a mais indicada em cada tipo de obra. É de interesse do engenheiro e do cliente a obra ser economicamente viável, mas diferentes fatores devem ser avaliados para possuir a viabilidade econômica, que está intimamente ligado a viabilidade técnica. O engenheiro responsável pela obra deve ter em mãos a maior quantidade de informações possíveis sobre a edificação e o solo em que a mesma será executada. O presente trabalho contém informações sobre fundações e investigações geotécnicas que são necessárias para a decisão da escolha das mesmas. A sondagem SPT foi escolhida como método para a obtenção dos dados geológicos do solo, e com as informações obtidas através do ensaio, decidiu-se utilizar dois tipos distintos de fundações, sendo elas, estaca escavada sendo definida como indireta (profunda), e do tipo sapata isolada definida como direta (rasa). Para escolher o método mais viável é foi realizado de um estudo comparativo levando em consideração todas as informações encontradas. O método de fundação mais favorável é a sapata isolada pois resulta na opção econômica mais viável levando em consideração o volume de concreto e peso total do aço.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do Grau de Bacharelado em Engenharia Civil apresentado à faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2771
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3. TCC Déborah - Ficha e Relatório Final_assinado_assinado_assinado.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.