Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2779
Título: SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Controle do Escoamento Superficial Através de Pavimentos Permeáveis
Autor(es): PEREIRA, STÉFANO LIMA
Rezende, Driano
Palavras-chave: Pavimentos Permeáveis
Escoamento
Poluição
Sustentabilidade
Engenharia Civil
Enchentes
Data do documento: 2020
Resumo: Diante do aumento das áreas urbanas, a impermeabilização das áreas construídas tem se tornado um grande problema em todo o mundo, gerando escoamentos superficiais, principalmente em grandes cidades, comprovando-se assim a necessidade da busca por sistemas construtivos que levam em consideração três questões do desenvolvimento sustentável: econômico, ambiental e social. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar referencial teórico embasado na história e evolução do uso de pavimentos permeáveis nas obras da construção civil. Sistemas de pavimentos permeáveis melhoraram a qualidade de vida da sociedade, em especial auxiliando nos sistemas de drenagem pluvial, essas alternativas construtivas sustentáveis em colaboração com o uso de tecnologias dão segmento ao conceito de baixo custo e menor impacto ambiental. No entanto, é importante e relevante aumentar os trabalhos sobre a sustentabilidade das construções, sendo que se faz necessário o desenvolvimento de métodos de avaliação de desempenho sustentável dos sistemas para apoiar-se nas tomadas de decisões.
Descrição: Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito para obtenção do grau de Engenheiro Civil.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2779
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final - Stefano Lima Pereira_assinado_assinado_assinado.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.