Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2783
Título: OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS EM REVESTIMENTO ARGAMASSADOS UTILIZANDO RÉGUA-DE-FIO
Autor(es): DELARMELLIN, CARLOS ELOI
Lopes, Lincoln Souza
Palavras-chave: Revestimento
Argamassa
Otimização
Régua-de-Fio
Data do documento: 2020
Resumo: O setor da construção civil, está em busca de alternativas tecnológicas que sejam aptas de superar as limitações exigidas pelo processo construtivo convencional. Dessa forma, associado ao desafio atual do incremento das tarefas da construção e obrigações de racionalização dos serviços, observa-se o interesse crescente pela utilização de argamassa projetada como sistema de aplicação de revestimento. O objetivo deste trabalho é realizar uma comparação entre o método de aplicação tradicional da argamassa com o método utilizando a régua de fio. A metodologia utilizada é uma pesquisa de caráter descritivo experimental com a automatização do sistema de revestimento argamassado, onde foi catalogado o tempo e o custo de execução, e a qualidade da produção. O sistema usando a régua de fio possibilita uma maior uniformidade, qualidade, produtividade e, consequentemente, competitividade, diminuindo o custo das empresas. Em contrapartida o processo convencional acarreta alguns problemas como baixa produtividade, desperdício de material, má qualidade do produto final e custos elevados de produção. Portanto, verifica-se que a técnica de argamassa utilizando a régua de fio se demonstra uma alternativa mais viável em comparação com o método tradicional, principalmente em relação a produtividade e economia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do Grau em Engenharia Civil da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2783
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlos Elói 5_assinado_assinado_assinado.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.