Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2791
Título: ENERGIA FOTOVOLTAICA, SUSTENTÁVEL E VIÁVEL PARA CONSUMIDORES RESIDENCIAIS
Autor(es): JUNIOR, CARLOS LUIZ DE OLIVEIRA
Milan, Hugo Fernando Maia
Palavras-chave: Energia renovável
Sustentabilidade
Matriz energética
Sistema fotovoltaico
Compensação financeira
Lucro
Data do documento: 2020
Resumo: Essa pesquisa buscou avaliar se é possível utilizar matriz energética fotovoltaica para reverter o quadro de uma família de classe média do município de AriquemesRO, que busca de maneira sustentável dirimir os custos com energia elétrica. Para tanto, a pesquisa foi orientada por uma revisão bibliográfica sistemática de caráter descritivo, que permeou a literatura acerca da energia ao longo da história, fontes energéticas, equipamentos constituinte do sistema solar fotovoltaico, o sistema solar fotovoltaico dentro do sistema elétrico de potência, regulamentações, normatizações e análises que foram levantadas através de bases como a Biblioteca Júlio Bordignon, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Empresa de Pesquisa Energética e acervo pessoal. Como resultados, observou-se a renda e a capacidade de não haver endividamento familiar, uma vez que a compra, instalação e manutenção do sistema têm-se mostrado viável economicamente. Conclui-se que a matriz energética fotovoltaica apresenta crescente interesse nos dias atuais, pois é uma fonte de energia sustentável e inesgotável que traz compensação financeira. Além disso, enfatiza-se a necessidade de novos estudos exploratórios a fim de atualização sobre o assunto.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de bacharel em Engenharia Civil apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2791
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.