Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2798
Autor(es): Silva, Josiane Januario
Pumariega, Yesica Nunez
Palavras-chave: Psicoterapia
Psicologia
Psicologia da criança
Relações pais-filho
Psicanálise
Data do documento: 2020
Resumo: A psicoterapia infantil consiste no desenvolvimento terapêutico aplicado às crianças cujas bases permeiam a busca pela autonomia das mesmas em se expressarem e terem suas vozes escutadas, expondo seus medos e problemas. Essa abordagem pode acontecer através de ludoterapia, por exemplo. Nesse processo, a participação dos pais é de vital importância para observação de resultados positivos. Esse estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter narrativo, onde se buscou evidenciar a importância da participação dos pais no processo de psicoterapia dos seus filhos. Para a pesquisa, foram selecionados artigos, dissertações e outros trabalhos científicos que se relacionacem com o tema desta pesquisa, estando publicados nos últimos 15 anos, em bases de indexação, como a Biblioteca Vistual em Saúde (BVS) e o Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Como resultados, o estudo permitiu identificar esperiências, teorias e posicionamentos que concretizaram a relevância da presença dos pais na terapia dos seus filhos. Conclui-se que o resultado positivo da psicoterapia infantil só será obtido se todas as tangentes forem observadas, isto é, todo o contexto de convivência da criança. Compreende-se que os resultados da terapia agem de forma concomitante e mútua, de maneira a trazer benefícios ao filho e seus pais, bem como no relacionamento entre os mesmos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do Grau de Bacharel em Psicologia apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2798
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSIANE JANUARIO SILVA.pdf840,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.