Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2801
Título: A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO HAMMOCK NA PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS
Autor(es): ALVES, XERLA CAROLINA PAULO DOS SANTOS
Santos, Jéssica Castro dos
Palavras-chave: Fisioterapia
Método Hammock
Posicionamento do paciente
Recém-Nascido Prematuro
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Data do documento: 4-Out-2020
Resumo: Considera-se nascimento prematuro e/ou pré-termo, todo aquele que ocorre em idade gestacional inferior a 37 semanas, ou seja, menor que 259 dias completos de gestação. É comum que os bebês prematuros apresentam uma hipotonia global e seus reflexos primitivos podem estar ausente ou diminuído, o que pode caracterizar déficit neurológico, devido à imaturidade e fragilidade no sistema nervoso. O nascimento prematuro pode levar a necessidade de internações do RN no ambiente hospital e até mesmo na Unidade de Terapia Intensiva. O profissional fisioterapeuta atuante na área de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal tem a responsabilidade de avaliar, prevenir e realizar intervenções de tratamento as alterações cinético funcional, de todo e qualquer sistema do corpo humano que seja necessário, seja ela respiratória e/ou motora. O Método Hammock tem a responsabilidade de avaliar, prevenir e realizar intervenções de tratamento as alterações cinético-funcionais (podendo ser respiratória e/ou motora), de todo e qualquer sistema do corpo humano que seja necessário. O mesmo consiste no uso de rede de balanço dentro da incubadora e visa ofertar ao recém-nascido uma assistência humanizada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e consequentemente, uma melhora do desenvolvimento neuropsicomotor. Esta pesquisa tem como objetivo descrever a utilização do método Hammock na prevenção de distúrbios relacionados ao desenvolvimento motor de recém-nascidos prematuros internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa na qual utilizou como estratégia, pesquisas em bases de dados acadêmicas. Foram utilizados artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, acessadas por meio das plataformas indexadas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), U.S National Library of Medicine (PUBMED) e Google acadêmico, assim como obras do acervo literário da “Biblioteca Júlio Bordignon”. Os critérios de inclusão para realização desta pesquisa consistiram em trabalhos do tipo estudos de caso, artigos científicos na integra, teses, nos idiomas Português e Inglês publicados entre os anos de 2009 a 2020. Sendo que publicações não compreendidas no espaço de tempo delimitado também foram utilizadas em virtude da sua relevância e embasamento do estudo. Esta pesquisa permitiu compreender sobre o uso do método Hammock em UTIN, favorecendo a adaptação e comportamento do recém-nascido à vida extra-uterina, contribuindo com a melhora das respostas comportamentais e do quadro clínico destes bebês prematuros.
Descrição: Trabalho de conclusão de Curso para obtenção do Grau de Bacharelado em Fisioterapia apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Orientador (a): Profa. Ms. Jéssica Castro dos Santos.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2801
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - XERLA CAROLINA - FISIOTERAPIA_assinado_assinado_assinado.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.