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Título: ESTUDO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE LAJES BUBBLEDECK COMPARADO AO DE LAJES MACIÇAS TRADICIONAIS
Autor(es): GODINHO, LEILIANE NERY VIEIRA
Lemes , Silênia Priscila da Silva
Palavras-chave: Método
Deslocamentos
Inovação
Sustentabilidade
Esferas
Data do documento: 2020
Resumo: A construção civil está em constante desenvolvimento, a tecnologia traz consigo mudanças e modernidade, sendo essas, em sua maioria viáveis economicamente. O sistema construtivo proposto pelo engenheiro Jorgen Breuning, com estruturas de lajes tipo BubbleDeck, tendo como princípio a adição de esferas “bubbles” vazios, dentro das lajes, o que poderá proporcionar uma redução considerável do consumo de concreto. A pesquisa fez referência à análise experimental do comportamento estrutural de lajes tipo BubbleDeck. Objetiva-se realizar a análise do desempenho estrutural de lajes tipo Bubbledeck, através da utilização do software Sap 2000, a partir de modelos ensaiados em laboratórios, comparando-as em relação a lajes maciças, observando o comportamento estrutural ao estado limite de serviço. Buscando compreender como realmente se comporta uma estrutura de laje Bubbledeck com sua geometria real. A metodologia desenvolvida se baseou em referências bibliográfica, estudo existente, utilizando-se de um modelo de análise estrutural realizado como referência, para fins de calibração com o modelo a ser desenvolvido com a utilização do Software Sap 2000, comparando os deslocamentos verticais. Tendo como resultados conclusos que deverá ser considerado apenas um coeficiente para diminuir a rigidez da laje para que tenha o mesmo desempenho estrutural da laje convencional. Este trabalho avaliou o comportamento estrutural, em específico os deslocamentos verticais em uma laje, comparando-se com um ensaio realizado experimentalmente no laboratório da UNB. O presente trabalho, teve como referência apenas umas das lajes ensaiadas pelo autor SILVA (2016), como principal resultado a necessidade da utilização de fatores de redução de projeto, sendo sugeridos para compensar essas diferenças de resistência. Possibilitou analisar a falta de informações quanto a esse sistema no Brasil, bem como a não utilização do mesmo pela falta de conhecimento relacionado ao mesmo.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de graduação em Engenharia Civil, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2808
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