Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2810
Título: ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS CLASSE A DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES/RO
Autor(es): MARCIANO, EVANDRO PIMENTEL
Lima, Felipe Cordeiro de
Palavras-chave: Construção Civil
Resíduos
Usinas de Reciclagem
Data do documento: 2020
Resumo: O setor da Construção Civil é de grande contribuição na economia e desenvolvimento do Brasil. Porém, esse setor ocasiona graves impactos ao meio ambiente, em razão da utilização constante de recursos naturais, sendo umas das indústrias que mais descartam resíduos. Dessa forma, a reciclagem dos Resíduos da Construção e Demolição, é uma alternativa para diminuir a utilização de recursos naturais e produção de resíduos. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo para averiguar a viabilidade da instalação de uma usina de reciclagem de resíduos classe A da construção civil no município de Ariquemes-RO. Este trabalho realizou-se a partir de uma pesquisa de campo experimental para a implantação de uma usina de reciclagem, para a destinação final dos resíduos classe A, no município de Ariquemes- RO. Diante dos resultados, observamos que no ano de 2020 obteve um aumento da estimativa de resíduos sólidos para 170 m³ em relação ao ano de 2019, ou seja, a população está construindo e reformando cada vez mais. Desse modo, após diversas pesquisas, a reciclagem dos resíduos da construção civil, é um método viável e econômico, pois a venda de agregados reciclados apresenta um custo menor em comparação aos materiais não reciclados. Portanto, é possível verificar que o município de Ariquemes precisa de uma usina de reciclagem de resíduos classe A, devido ao grande número de resíduos descartados, que poderiam estar sendo reciclados e utilizados em diversos lugares.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do Grau em Engenharia Civil apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2810
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EVANDRO FINAL CORRIGIDO 14-12-20 ok ok ok 3 (1)_assinado_assinado_assinado1608082042.pdf831,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.