Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2832
Título: BENEFÍCIOS DA HIDROTERAPIA NA FIBROMIALGIA
Autor(es): SOUSA, LINCOLN RODRIGO FERREIRA DE
Santos, Jessica Castro dos
Palavras-chave: Hidroterapia
Fisioterapia
Fibromialgia
Data do documento: 2020
Resumo: Dentre as patologias reumatológicas a fibromialgia (FM) é uma doença reumática bastante comum na prática clínica, atingindo cerca de 5% da população geral. Por definição, a FM é descrita como uma síndrome dolorosa crônica não articular de etiopatogenia multifatorial complexa, não totalmente esclarecida, que acomete com maior frequência pessoas do sexo feminino. Considerando o impacto social e individual que a FM acarreta e os benefícios da hidroterapia reportados na literatura, este trabalho objetivou investigar os efeitos da hidroterapia em pacientes com FM. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa de caráter qualitativo. Para a elaboração foram consultados artigos, dissertações e teses disponíveis nas seguintes bases de dados: PEDro, Embase, Cochrane Library, Science Direct e Scopus. Também foram utilizados livros disponíveis na biblioteca virtual da faculdade FAEMA e o repositório CAPES. Investigar e evidenciar os efeitos da hidroterapia na fibromialgia. Por meio desta revisão ficou evidente que a hidroterapia promove benefícios a portadores de FM, tanto a nível físico, quanto mental. Dentre os efeitos, o mais reportado foi redução da dor, no entanto, efeitos como melhora do sono, melhora da qualidade de vida, redução da ansiedade e da depressão, também foram alcançados.
Descrição: Trabalho de conclusão de Curso para obtenção do Grau de Bacharelado em Fisioterapia apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2832
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LINCOLN - FISIOTERAPIA_assinado_assinado_assinado.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.