Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2866
Título: Os benefícios da equoterapia no desenvolvimento motor da criança com encefalopatia crônica não progressiva da infância
Autor(es): Alves, Luana Mahara de Oliveira
Santana, Patricia Caroline
Palavras-chave: Terapia Assistida por Cavalos
Dano Encefálico Crônico
Fisioterapia
Transtornos das Habilidades Motoras
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Data do documento: 2020
Resumo: A Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância (ECNPI) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por um conjunto de desordens não progressivo, resultante de uma lesão ou mau desenvolvimento do cérebro, que ocorre no período pré-natal, perinatal ou pós-natal. Essa é a causa mais comum de deficiência motora na infância, na qual, pertence a um grupo heterogêneo que envolve a disfunção motora, comprometendo os movimentos, tônus e a postura. O atraso motor, muitas vezes pode vim seguido de alterações cognitivas, comportamentais, percepção sensorial e crises convulsivas. Nesse sentido, o propósito do trabalho é discorrer os benefícios obtidos pela equoterapia no desenvolvimento motor da criança com Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância, através de um estudo descritivo exploratório. Pode-se constatar que a intervenção da equoterapia, serve como completo no tratamento de crianças com ECNPI, proporcionando melhoras na qualidade de vida diárias relacionadas á autoconfiança, percepção do esquema corporal, mobilidade, locomoção e equilíbrio. Isso acontece porque, o cavalo realiza movimentos, que são conduzidos para a criança montada, provocando um mecanismo de resposta. Portanto, através desta pesquisa, pode-se concluir que o método de tratamento utilizando a equoterapia, obteve resultados positivos proporcionando nas crianças com encefalopatia crônica não Progressiva da infância maior qualidade de vida diária.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do Grau em Fisioterapia apresentado á Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2866
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA MAHARA DE OLIVEIRA ALVES.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.