Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2908
Título: Madeira proveniente da construção civil: Alternativas para o reaproveitamento e reciclagem para a sociedade
Autor(es): Jardim, Leticia Pagliari
Rezende, Driano
Palavras-chave: Madeira
Construção sustentável
Resíduos sólidos
Reaproveitamento
Data do documento: 2021
Resumo: A madeira é um elemento fundamental para o setor de construção civil, sendo utilizada de diversas formas e etapas de uma obra, também é um dos insumos mais importantes para economia, em vista disso, tem sofrido modificações em consequência de sua extração e de seu descarte indevido na natureza. O presente trabalho tem como objetivo apresentar técnicas sobre o reaproveitamento da madeira gerada no canteiro de obras, em conjunto com o equilíbrio entre a execução produtiva e lucrativa com o desenvolvimento sustentável consciente. A demonstração de viabilidade é apresentada por meio de uma revisão de literatura, tendo como critério a junção da aplicabilidade financeira com a eficiência do processo de reaproveitamento do insumo. Por meio do presente trabalho, foi possível apresentar diferentes meio de reaproveitamento e a importância do reaproveitamento, de modo a proporcionar ao banco de dados científico um conjunto de informações para a praticabilidade e efetividade com intuito em gerar economia em canteiros de obras e a redução dos resíduos gerados nesse setor, cabendo ao responsável fazer a escolha mais adequada, considerando as possibilidades do meio mais adequado para a obra, sua localização e recursos disponíveis, obtendo assim um resultado positivo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção de nota parcial para obtenção do grau em Engenharia Civil da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2908
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia Pagliari Jardim.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.