Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorSoares, Fabio Fernandes-
dc.contributor.advisor1Costa, João Victor da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-04T15:38:52Z-
dc.date.available2021-12-04T15:38:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2910-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do grau em Bacharelado em Engenharia Civil apresentado à Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.pt_BR
dc.description.abstractA pavimentação asfáltica possibilita vários benefícios para um país, desde o escoamento da produção que abrange vários setores até a melhoria da qualidade de vida da população, conforto, segurança, dentre outras. Com a escassez de rodovias pavimentadas no país torna-se necessários estudos que possam viabilizar as melhores alternativas para atender a qualidade destes pavimentos. O PMF (Prémisturado à Frio) e CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), são os revestimentos asfálticos mais utilizados no Brasil. O presente trabalho teve por objetivo realizar um estudo sobre a utilização do revestimento asfáltico PMF pela SEMOSP (Secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos) da cidade de Ariquemes-RO. A metodologia utilizada comparou a produção e a sua utilização com a do revestimento asfáltico CBUQ, utilizados nos serviços de tapa buracos, tomando como base, estudos teóricos. As informações quantitativas e qualitativas dos materiais estudados foram adquiridas através da SEMOSP do município, órgão que executa o determinado serviço. Através das informações técnicas, custos de produção, usinagem e aplicação no tapa buraco, foi possível verificar que o PMF possui vantagens comparado ao CBUQ: facilidade de produção, transporte, aplicação e manuseio da mistura em campo; aplicação à frio e de forma rápida; possibilidade de estocagem; utilização de maquinários simples para a fabricação e menos poluente ao meio ambiente, tornando-o assim uma boa opção para os serviços em manutenções de pavimentos asfálticos urbanos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectPMFpt_BR
dc.subjectCBUQpt_BR
dc.subjectTapa buracospt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.titleEstudo sobre a utilização do pré-misturado a frio pela secretaria municipal de obras de Ariquemes-ropt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Fernandes Soares.pdf3,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.