Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2913
Título: Recomendações para a implementação de um sistema básico de gerenciamento de projetos e controle da qualidade na construção civil
Autor(es): Anselmo, Nathalia Silvestre
Guedes, Ruan Iuri de Oliveira
Palavras-chave: Gestão de projetos
Controle da qualidade
Planejamento
Construção civil
Desafios
Data do documento: 2021
Resumo: Este trabalho visa apresentar as principais técnicas de gestão de projetos e controle da qualidade com a aplicabilidade no setor da construção civil, sendo um dos setores mais impactados pela ocorrência de desperdícios e atrasos na entrega de seu produto final. Isso se deve à falta de controle e conhecimento adequado na área de planejamento e gerenciamento de obras, que requer além do conhecimento técnico das etapas e métodos construtivos, habilidades e princípios que foram levantados ao longo do trabalho, como os princípios da ISO 9001, que são foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, abordagem de processos, abordagem sistêmica, melhoria contínua e tomada de decisões baseada em fatos, para que assim se consiga um sistema eficiente para lidar com as diversas situações que podem surgir ao longo da evolução de todo o projeto, reduzindo as margens de erros para atrasos e desperdícios. Buscou-se, também, evidenciar alguns dos principais problemas gerados pela falta de planejamento e controle da qualidade em projetos e suas consequências, como a diminuição da rentabilidade e a ocorrência de prejuízos para as partes envolvidas. Nesse contexto, justifica-se a escolha temática do presente trabalho e também o ponderamento de alguns dos principais desafios e dificuldades enfrentadas pelos gestores no momento de aplicar essas técnicas no setor da construção civil. A partir da pesquisa realizada foi possível constatar uma grande necessidade de implementação de técnicas, mesmo que básicas, de gerenciamento de projetos e que mesmo com certos desafios para alterar o cenário tradicionalmente desordenado da construção civil, esse procedimento torna-se cada vez mais indispensável.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção de nota parcial para obtenção do grau em Engenharia Civil da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2913
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHALIA SILVESTRE ANSELMO.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.