Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2930
Título: O processo de transição de gênero para os familiares de pessoas trans
Autor(es): Paula, Faedra Proêza De
Rodrigues, Pedro Octávio Gonzaga
Palavras-chave: Identidade de gênero
Pessoas transgênero
Data do documento: 2021
Resumo: O processo transexualizador é um momento extremamente importante na vida de pessoas transgênero, podendo se perpetuar em qualquer fase da vida e é caracterizado por transformações pontuais na aparência física dos mesmos. Nesse processo, a família desenvolve papel fundamental de apoio, por estar ao lado desses indivíduos a cada momento. Dado essa ligação familiar, essa pesquisa teve como objetivo observar os principais aspectos que atingem a família de pessoas trans no processo transexualizador. O estudo teve como método uma revisão sistemática da literatura, que procurou sintetizar bibliografias a partir da Biblioteca Virtual e Saúde e do Scientific Electronic Library Online. Os critérios de inclusão foram: literaturas publicadas em língua nacional ou estrangeira; nos últimos 20 anos (de 2001 a 2021); textos completos e orientados por metodologia científica e relacionados com a problemática e com os objetivos da pesquisa. Como resultados, foram selecionados 8 bibliografias que se mostraram elegíveis para o estudo. Os principais resultados foram: A família pode atuar positivamente ou negativamente no processo transexualizador; As famílias tendem a defender o discurso cisheteronormativo; Em decorrência da família, algumas pessoas trans negam sua identidade e acabam sofrendo; A família pode se apresentar como um ambiente tóxico, caracterizado pelo preconceito e violência; As experiências traumatizantes dentro da família podem gerar patologias nas pessoas trans, tais como depressão, ansiedade e desejo suicida. Conclui-se que o estudo pode ser utilizado para a disseminação de informações a respeito da transexualidade para a sociedade, trazendo protagonismo a essa população marginalizada.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2930
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FAEDRA PROÊZA DE PAULA.pdf766,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.