Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2957
Título: PERFILHAMENTO DA CULTIVAR BRS CAPIAÇU (Pennisetum purpureum Schum) EM FUNÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO
Autor(es): SANTOS, MARCO ANTÔNIO
Ferreira , Luciana
Palavras-chave: Adubação
Forrageira
Manejo de pastagens
Data do documento: 2021
Resumo: O experimento foi elaborado tendo a cultivar BRS capiaçu, (Pennisetum purpureum), como foco de experimento. Uma forrageira desenvolvida a partir do capim elefante, com elevada produtividade e custo relativamente baixo. O experimento foi realizado no município de Machadinho D’oeste, no sitio nossa senhora aparecida, localizado na linha MP97, km 18, gleba 2 PA machadinho. O trabalho teve como objetivo avaliar qual a dosagem de adubação de cobertura teve melhor resultado no perfilhamento da cultivar BRS capiaçu (Pennisetum purpureum Schum). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 5 x 3, com três repetições, sendo o primeiro fator constituído pelas doses de nitrogênio (0; 20; 40; 60; e 80 kg/ha de N) e o segundo pelas três épocas de corte (30; 60 e 90 dias após o plantio das mudas). As doses de nitrogênio foram parceladas em três vezes, sendo aplicadas após os cortes. As parcelas continham as dimensões de 2,5 x 5 m, totalizando 12,5 m², o espaçamento entrelinha utilizado foi de 80 cm. Os dados obtidos foram submetidos a análise de regressão a 5% de probabilidade, com emprego do software estatístico Agroestate. Durante o experimento percebeu-se um aumento gradativo do perfilhamento em função do aumento da dosagem de N disponibilizada. Com esse resultado de aumento linear e gradativo de perfilhamento, podemos presumir que se disponibilizado uma quantidade maior de N acarretaria em uma maior perfilhamento, sendo necessário um acompanhamento para distinção de uma dosagem mais indicada para cultivar.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2957
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCO ANTONIO SANTOS TCC.pdf865,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.