Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2985
Título: AGRICULTURA DE PRECISÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): ALMEIDA, SUELEN CAROLINE DE
Nogueira, Adriana Ema
Palavras-chave: Agricultura de precisão
mapa de produtividade
geoestatística
Data do documento: 2021
Resumo: A agricultura de precisão é um sistema de gerenciamento agrícola baseada na variação espacial e temporal da área produtiva tende em aumentar o retorno econômico e melhorar as relações com o meio ambiente, diminuindo as contaminações, sendo necessário em áreas pequenas ou extensas. Baseia-se na aplicação com taxas variáveis em particular, depende da variabilidade espacial, que expõe características e propriedades do solo. Assim, devido aos grandes avanços da modernidade, vai chegar um ponto que a mão de obra humana não irá ser suficiente para suprir a demanda de armazenamento de informações, além de fazer uso melhor do tempo, portanto, isso tudo caberá ao uso da tecnologia. Subsistem muitas maneiras de abordagem da agricultura de precisão, contudo a finalidade sempre é a mesma, solucionar por meio das estratégias problemas de desuniformidades presentes nas lavouras, e se viável conseguir algum proveito dessas desuniformidades. Agricultura de precisão traz para o produtor rural, diversas ferramentas que podem auxiliar o produtor na eficiência produtiva da sua lavoura como por exemplo: sensores de solo, sensoriamento remoto, conseguindo a precisa localização utilizando satélites para a obtenção de grandes áreas, ou o uso do Drone, que otimiza a o processo de gestão das lavouras. Assim a agricultura de precisão pode ser desenvolvida em níveis de complexidade diferentes, com diferentes objetivos. Descrever sobre a variabilidade do solo, como ocorre e como pode ser feito. Traz que na agricultura de precisão, é necessário que o produtor compreenda sobre como o solo modifica dentro do campo, portanto, precisa-se de um método de amostragem diferente dos que são tradicionalmente utilizados. No campo, a variação inclui desde poucos centímetros até dezenas de metros. A agricultura de precisão é formada por várias ferramentas de manejo que auxilia o produtor rural a gerir a sua propriedade, tratando-se de uma técnica respectivamente nova, está em constante evolução devido aos avanços tecnológicos.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2985
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCSUELEN.pdf640,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.