Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2999
Título: REABILITAÇÃO PULMONAR EM PACIENTES ASMÁTICOS E AS CONTRIBUIÇÕES DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
Autor(es): LOEVE, EMILY LUIZA DIAS
Santos, Jéssica Castro dos
Palavras-chave: Fisioterapia Respiratória
Asma
Reabilitação
Data do documento: 2021
Resumo: A asma brônquica é uma doença crônica caracterizada por inflamação das vias aéreas, hiper-responsividade e crises de dispneia e broncoespasmo com obstrução reversível ao fluxo aéreo. As medidas para o tratamento e/ou controle de uma crise asmática consistem em diferentes mecanismos que cooperam para a melhora dos sintomas ocasionados pela doença. Uma forte aliada ao tratamento, é a fisioterapia respiratória, pois, apresenta resultados benéficos como, por exemplo, redução do desconforto respiratório, maior condicionamento cardiorrespiratório e melhora a qualidade de vida do paciente. Os principais objetivos da FR incluem a desobstrução das vias aéreas, melhoria da relação ventilação-perfusão e potencialização da impedância pulmonar. Conta com intervenções convencionais e manuais, e utiliza como base volumes e capacidade pulmonar, exercícios ventilatórios e dispositivos dê oscilação oral de alta frequência expiratória positiva. É um tratamento abrangente e um programa de reabilitação eficaz, a fisioterapia é capaz de melhorar a respiração eminimizar a incidência das disfunções provocadas por crises de exacerbação da asma. As intervenções da fisioterapia são aliadas a fármacos, dependendo do quadro clinico que o paciente apresenta, sendo importante no processo de reabilitação. O fisioterapeuta através dessas intervenções busca como resultados conter os sintomas, reduzir falta de ar, evitar efeitos adversos das medicações e promover melhorias na recuperação do paciente. A metodologia baseou se em uma pesquisa bibliográfica com objetivo de discorrer sobre as contribuições da Fisioterapia Respiratória na minimização dos sintomas desencadeados por uma crise asmática.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2999
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMILY LUIZA DIAS LOEVE (1).pdf736,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.