Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3003
Título: BIOGÁS GERADO A PARTIR DE EFLUENTE INDUSTRIAL DE PEIXES
Autor(es): SILVA, GABRIEL MELONI DA
Rezende, Driano
Palavras-chave: Biogás
Biodigestor
Biodigestão anaeróbia
Energia renovável
Desenvolvimento
Data do documento: 2021
Resumo: Os efluentes provindos de indústrias frigorificas de peixe possuem uma variação de resíduos com alta carga orgânica que precisam passar por um processo de tratamento para descarte adequado. Com a intenção de aliar o desenvolvimento e a preservação dos recursos naturais, tem-se buscado cada vez mais fontes de energias com tecnologias renováveis. Nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo avaliar a produção de biogás utilizando efluente de frigorifico de peixe. A metodologia utilizada foi a descritiva, foi utilizado efluente proveniente de um frigorífico de peixes, encaminhadas ao laboratório onde foram realizadasanálisesfísico-químicas para caracterização do efluente, antes (preliminar) e após o processo de biodegradação do material. A avaliação da geração do biogás foi realizada por meio de quatro biodigestores de bancada, sendo dois com inóculo e dois sem inóculo, por um período de 30 dias. Durante o experimento foi observado que apenas um reator com inóculo teve êxito na produção de biogás. Após análise dos resultados chegou-se a conclusão que o volume de biogás gerado foi de 0,108 m³ por metro cubico de efluente, os resultados obtidos nas análises físico-químicas demonstraram que o processo de biodigestão anaeróbia tem alta eficiência para o tratamento de efluentes industriais.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3003
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL MELONI DA SILVA.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.