Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3010
Título: ILHAS DE CALOR NO PERIMETRO URBANO DO MUNICIPIO DE ARIQUEMES-RO
Autor(es): VELOSO, WILLIAN GOLOMBIESKI
Lopez, Lincoln Souza
Palavras-chave: Ilhas de calor
Análise e infraestrutura
Área verde
Temperatura de superfícies
Desconforto térmico
Data do documento: 2021
Resumo: Com o crescimento acelerado das cidades e o aumento populacional, cada vez mais é perceptível a diferença das temperaturas entre o meio urbano e rural. Com o aumento da densidade construtiva, vão se acumulando materiais que retem o calor e diminuindo também as áreas verdes, a somatória desses fatores resultam na criação das ilhas de calor. Desta forma este trabalho analisou a existência de ilhas de calor na cidade de Ariquemes-RO e para realização deste estudo a metodologia aplicada foi a pesquisa de campo que das superfícies encontradas no local, que são asfalto, calçada e grama, com esse levantamento de dados foi confirmada a existência das ilhas de calor. Foi apresentada uma solução viável para esse problema, que consiste no plantio de arvores no canteiro central do trecho estudado, visando aumentar a área verde e a cobertura vegetal resultando em uma melhora na sensação térmica do local, gerando um conforto maior para os pedestres, motoristas e trabalhadores do local.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3010
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAN GOLOMBIESKI VELOSO.pdf2,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.