Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3013
Título: A FUNÇÃO DO FARMACÊUTICO ESTETA NO TRATAMENTO DO MELASMA
Autor(es): FELIPPE, CRISTIANE SOUZA DE
Geron, Vera Lucia Matias Gomes
Palavras-chave: Melasma
Diagnóstico
Tratamento
Farmacêutico Esteticista
Data do documento: 2021
Resumo: O Melasma trata-se de uma hipermelanose crônica que se origina pela exposição solar lenta e gradual, sendo muito comum em mulheres, principalmente em gestantes. Porém, suas causas podem ser também por exposição a luz visível e ao calor, alterações hormonais, dentre outras. Pode atingir áreas específicas, a começar pela face, nariz, testa, mandíbula, bochechas, mento, buço e também pescoço, pernas, braços, mãos e outras partes do corpo. Sendo assim, este estudo teve como objetivo descrever a função do farmacêutico esteta no tratamento do melasma. Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura. A fotoexposição solar é o principal fator para o surgimento do Melasma, além do o estilo de vida, o estresse, a nutrição irregular, uso excessivo de álcool ou cigarro e fármacos, fotoenvelhecimento e outros fatores. Com isso, os efeitos do Melasma na pele surgem a partir do estímulo à produção da melanina, em que ocorrem alterações nas funções protetivas da pele permitindo que a radiação solar penetre a epiderme e a derme, provocando as manchas escuras na pele. Suas formas de tratamento baseiam-se em clarear e estabilizar as manchas já existentes e inibir o aparecimento de novas manchas, sendo o protetor solar uma das principais medidas para este controle.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3013
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
97579.1639444791.pdf882,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.