Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3018
Título: Adoecimento mental em pedagogos do ensino fundamental da rede pública
Autor(es): Ferreira, Lislean Rafaela
Pumariega, Yesica Nunez
Palavras-chave: Adoecimento mental
Professor pedagogo
Trabalho docente
Data do documento: 2021
Resumo: São inúmeros os aspectos que afetam a saúde física e mental dos pedagogos na atualidade quanto a sua atuação profissional. O presente estudo tem por objetivo citar os indicadores relacionados ao adoecimento mental e psíquico dos profissionais do ensino fundamental, e a influência destes na sua na atuação. Foram analisados dados obtidos através de artigos científicos e plataformas de pesquisa tais como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódico Eletrônico de Psicologia (PEPSIC), Google Acadêmico, Repositório Institucional da Biblioteca Júlio Bordignon e Repositório Institucional UNESP, e livros, desses foram escolhidos materiais que apresentaram temáticas como: adoecimento mental em pedagogos, sofrimento mental em professores da rede pública, qualidade de vida, saúde e trabalho de professores do ensino fundamental, professor e condições de trabalho e seus efeitos. Após a análise de todas as bibliografias selecionadas foi possível concluir que as condições de trabalho propostas pela instituição escolar, influenciam de forma direta e negativa na saúde do profissional, causando adoecimentos mentais e por seguinte, afastamentos do trabalho.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3018
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LISLEAN RAFAELA FERREIRA.pdf593,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.