Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3024
Título: HEPATITE C CRÔNICA EM IDOSOS NO BRASIL: uma abordagem educativa no âmbito da saúde.
Autor(es): REZENDE, DAIANE GUIMARÃES
Vitorino, Keila de Assis
Palavras-chave: Diagnóstico
Farmacêutico
Hepatite C
Idosos
Tratamento
Data do documento: 2021
Resumo: A hepatite C é uma doença que causa inflamação, principalmente no fígado, e pode agravar caso não tenha o tratamento rápido e adequado. Por se tratar de uma enfermidade que possui o perfil silencioso e ofensivo à saúde, torna-se ainda mais susceptível ao paciente ter um grave quadro clínico e desenvolver doenças como a fibrose, cirrose, hepatocarcinoma, sendo necessário em alguns casos a realização de transplante de fígado. O objetivo do estudo é demostrar a importância de transmitir o conhecimento sobre hepatite C crônica em idosos, através das práticas educativas voltadas à saúde. Enfatizando assim, sobre o perfil da doença como, a sua história, características do vírus, forma de transmissão, sintomas, tratamento farmacológico e os diagnósticos para a hepatite C. A metodologia aplicada neste estudo é em formato de revisão de literatura, com pesquisas selecionada de acordo com grau de relevância para o desenvolvimento do trabalho. A fase crônica da Hepatite C consiste em ser perigoso devido à demora do aparecimento de sintomas, e quando chega apresentar algum tipo de indícios são inespecíficos podendo ser confundido com qualquer outro tipo infecção. A hepatite C tem cura, porém quanto mais ágil descobre, mas rápido é a sua cura. A janela imunológica de exposição do vírus no organismo é de 49 a 70 dias para o marcador sorológico anti- HCV. Atualmente não tem a vacina do VHC, mas tem o tratamento específico com antivirais. Os medicamentos inseridos são sofosbuvir (SOF), daclatasvir (DCV) e o simeprevir (SMV), são os novos agentes antivirais de ação direta (AAD). O profissional farmacêutico tem o mérito em auxiliar no tratamento medicamentoso para a cura da hepatite C. Atuando no papel de orientar sobre como manusear o uso do medicamento como a posologia, tempo terapêutico, contra indicações e a interação dos fármacos. A atenção farmacêutica é uma ação importante que visa também em promover o uso racional dos medicamentos e manutenção da efetividade e segurança do tratamento.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3024
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANE GUIMARÃES REZENDE.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.