Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3026
Título: LANTABILIDADE NO CULTIVO DE MILHO EM SAFRA SEQUENCIAL NO MUNICIPIO DE ALTO PARAÍSO - RO
Autor(es): RAENGER, RAFAEL
Nogueira, Adriana Ema
Palavras-chave: Semeadura
Velocidade
Data do documento: 2021
Resumo: O arranjo populacional de milho influência de forma significativa a sua produção final afetando, principalmente, o número e as dimensões das espigas produzidas. A densidade populacional ideal é influenciada diretamente pela quantidade de sementes colocadas no solo, dependendo, principalmente, da utilização de velocidade de semeadura adequada, uma vez que pequenas variâncias sobre ela podem causar diferenças significativas na produtividade. O objetivo do trabalho foi avaliar a distribuição das sementes de milho com 5 velocidades de semeadura diferente. A metodologia segue o delineamento de blocos casualisados (DBC) no qual foram implantados cinco tratamentos e quatro repetições, totalizando 20 parcelas experimentais. Os tratamentos foram cinco velocidades de deslocamento da semeadora- adubadora John Deere 2115 (5,0; 6,0; 7,0; 8,0 e 9,0 km h-1). A análise utilizada foi Scott Knott com 5% e 1% de probabilidade de erro. Os resultados desse estudo demonstraram que as menores velocidades de semeadura apresentam as menores oscilações na distribuição da semente, sendo assim a velocidade de 5km/h apresentou a melhor distribuição longitudinal das sementes de milho.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3026
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rafael Raenger_final.pdf329,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.