Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3034
Título: OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor(es): BABORA, TAUANA SILVA
Santana, Patrícia Caroline
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Psicomotricidade
Terapia Assistida por Cavalos.
Data do documento: 2021
Resumo: O transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que afeta importantes áreas do desenvolvimento psicomotor da criança como: dificuldade na sociabilização e no desenvolvimento da linguagem verbal, déficit cognitivo, alterações comportamentais, estereotipias, interesses restritos e alterações motoras, podendo ainda ser classificado de acordo com o grau de acometimento, denominado grau leve, moderado ou severo. A descoberta do diagnóstico ocorre na maioria das vezes de forma tardia, entretanto, alguns sinais de TEA podem ser identificados em um bebê nos primeiros meses de vida, sendo que cabe aos profissionais de saúde identifica-los e iniciar uma intervenção precoce. Este estudo consistiu em uma revisão de literatura integrativa de caráter qualitativo, tendo por objetivo discorrer sobre os benefícios da Equoterapia para o desenvolvimento psicomotor de crianças com TEA. Para sua execução foram acessadas as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Livros, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Google Acadêmico e acervo literário da biblioteca virtual Júlio Bordignon da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). A estratégia utilizada consistiu em pesquisas por materiais que estivessem em consonância com os Descritores em Saúde (DECs): Transtorno do Espectro Autista, Psicomotricidade e Terapia Assistida por Cavalos. Após a finalização desse trabalho, foi possível concluir que a Fisioterapia é uma das áreas da saúde mais importantes no tratamento multidisciplinar em crianças autistas, e que a terapia assistida por cavalos é um dos recursos de maior validade no tratamento de crianças com TEA, pois além de trabalhar na correção dos déficits motores, colabora na construção da interação social, e pode estar associada ao prazer, levando uma maior aderência e uma maior motivação da criança em relação ao tratamento.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3034
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAUANA SILVA TCC.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.