Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3040
Título: USO DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA MONITORAMENTO DA CULTURA DO CAFÉ: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Autor(es): SANTOS, ELIZA FERNANDA OLIVEIRA DOS
Nogueira, Adriana Ema
Palavras-chave: Café
Monitoramento Remoto
Tecnologia
Data do documento: 2021
Resumo: A cultura do café exerce um papel relevante na agricultura familiar do Brasil, contribuindo com a geração de empregos e renda, contudo o nível de tecnologia utilizadas nas lavouras para monitoramento remoto é baixa. A geotecnologia é um meio de coleta, e desenvolvimentos de informações, através de hardware e software. A geotecnologia mais comumente utilizada é o Sensoriamento Remoto por Satélites e o Sistema de Informação Geográfica – SIG. Pesquisas desenvolvidas em áreas cobertas por terra o sensoriamento remoto se torna uma ferramenta de suma importância, devido a sua capacidade de melhoramento e precisão dos dados levantados. Isso faz com que os SIGs venham ganhando espaço em atividades agrícolas, para estimar características almejadas. Os índices de vegetação foram desenvolvidos com objetivo de se realizar a avaliação dos recursos naturais e monitorar a vegetação, sendo que para obter tais índices se é usualmente utilizada as bandas vermelho e infravermelho por apresentarem um realce comportamental espectral da vegetação. O presente trabalho trata se de um estudo voltado a revisão bibliográfica qualitativa e com intuito de demonstrar como o uso de imagens de satélites são empregadas na agricultura, tornando possível a identificação da importância do uso de novas tecnologias no manejo e emprego cultural para que haja maior produtividade e sanidade da lavoura em questão.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3040
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-ELIZA-2021-FINAL.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.