Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3045
Título: PISCICULTURA NO ESTADO DE RONDÔNIA: levantamento quantitativos dos produtores no estado
Autor(es): BORGHETTI, GABRIEL FRANCO
Rezende, Driano
Palavras-chave: Piscicultura
Tambaqui
Ariquemes
Rondônia
Geoprocessamento
Data do documento: 2021
Resumo: A piscicultura tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil, sendo muito mais praticado em Rondônia, segundo maior produtor de peixes do Brasil. O peixe mais produzido nesta região é o tambaqui. Rondônia sofreu uma queda na piscicultura em 2019, mas em 2020, mesmo com a pandemia, houve um grande aumento. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento da área piscícola do estado de Rondônia, por meio de geoprocessamento. Através do uso dessa ferramenta, foi realizado uma pesquisa pelo estado todo, localizando unidades piscícolas. Com o uso da tecnologia das imagens de satélite, foi possível localizar e definir tanques ativos e inativos, conseguindo assim, dimensionar o impacto na piscicultura. Ao todo são 19 mil unidades piscícolas, com 16.781 tanques ativos, sendo Ariquemes, o município com mais tanques ativos do estado. Assim sendo, a piscicultura continua crescendo no estado, mesmo tendo uma pequena queda na quantidade de tanques e unidades piscícolas.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3045
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Borghetti TCC - PISCICULTURA NO ESTADO DE RONDÔNIA_assinado_assinado_assinado.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.