Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3047
Título: EFICIÊNCIA DO CONTROLE QUÍMICO SOBRE O CAPIM-PÉ-DE GALINHA (Eleusine indica) NA CULTURA DA SOJA (Glycine max)
Autor(es): MACHADO, PABLO APARECIDO ALVES
Nogueira, Adriana Ema
Palavras-chave: Limitação
Capim-pé-de-galinha
Aplicação
Pré-emergente
Data do documento: 2021
Resumo: O surgimento das plantas daninhas baseia-se a um processo dinâmico à evolução adaptando-se as modificações são contínuas e vivenciadas em resposta à modernização da agricultura, aplicando-se ao uso de novas tecnologias, ao controle e interferência de plantas daninhas proporcionado uma evolução em seu material genético, em algumas situações, resistência aos produtos químicos. O presente estudo teve por objetivo avaliar a seletividade de herbicidas de pré-emergência na soja BMX 8473RSF, com 6 produtos diferentes recomendado para a cultura a dose de bula. Avaliou-se o nível de Fitointoxicação, de cada produto aplicado, controle de plantas/m² e avaliou-se o tempo de controle de cada produto. O experimento foi conduzido na safra 2020/2021 no campo experimental do Grupo Céu Azul latitude 9º52’68, longitude 63º06’77. Os dados obtidos foram submetidos à análise da variância e quando significativas as diferenças entre as médias (teste de F), estes foram comparados pelo Teste Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso, divididos em 8 tratamentos e 4 repetições, totalizando 32 parcelas experimentais. Cada unidade experimental ou parcela foi composta de 7 linhas de plantas de soja, com 7 metros de comprimento cada. Os herbicidas foram aplicados logo após a semeadura da soja, na modalidade de pré-emergência. Os produtos Dual Gold® (s-metolachlor), Zethamaxx® (Imazetapir, Flumioxazina, Ácido de Imazetapir), Spider® (Diclosulan), Profit® (Carfentrazona-Etilica), Stone® (Sulfentrazona 175g/L, Diuorn 350g/L) e o Kiojin® (Piroxasulfana 300g/L, Flumioxazina 200g/L), aplicados em dose de bula, ocasionaram sintomas de Fitointoxicação na soja, porém considerados leves nos primeiros 7 DAA. Foi possível presenciar Fitointoxicação até os 35 DAA. O herbicida Dual Gold® (s-metolachlor), e Zethamaxx® (Imazetapir, Flumioxazina, Ácido de Imazetapir) foram eficientes no controle pré-emergência sobre o pé-de-galinha, atuando com seu ingrediente ativo no solo por um período de 45 DAA, controlando até 73% das plantas existentes inibindo a competição inicial com a cultura da soja.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3047
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCPabloFinal1639541804.pdf361,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.