Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3051
Título: AUTOCLAVAGEM DE RESÍDUOS PERIGOSOS: Estudo de caso em um consórcio intermunicipal
Autor(es): SANTOS, MARCIA NEVES DA COSTA
Rezende, Driano
Palavras-chave: Resíduos perigosos
Consórcio
Autoclavagem
Gerenciamento
Data do documento: 2021
Resumo: É conhecimento mundial que os resíduos de saúde causam grande preocupação, pois possuem características tóxicas e patogênicas sendo capaz de provocar contaminações à população e ao meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso referente ao funcionamento de um sistema de autoclavagem no tratamento de resíduos perigosos no município de Ariquemes, RO. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, na primeira etapa aconteceu a escolha da instituição, na segunda etapa foi efetuada a pesquisa para adquirir o referencial bibliográfico, na terceira etapa houve a solicitação de dados à instituição responsável e na quarta etapa ocorreu a organização dos dados coletados e a discussão dos mesmos. Conforme dados obtidos, observou-se no período estudado um total de 28.784 KG de resíduos entre os meses de maio a dezembro. Foi considerado um aumento dos resíduos devido à pandemia Covid. O presente trabalho possibilitou adquirir habilidades e competências sobre o controle de eficiência do tratamento para alcançar a clareza do desenvolvimento do equipamento utilizado no consórcio e do manuseio com os resíduos. Com isso, ao acompanhar o funcionamento de um sistema de autoclavagem, será possível realizar alterações satisfatórias para melhorar a eficiência do sistema, desde o manuseio com os resíduos até a comprovação da eficiência do tratamento.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3051
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MÁRCIA-FINALIZADO_assinado_assinado_assinado.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.