Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3067
Título: ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA ARGAMASSA COM ADIÇÃO DE CARVÃO VEGETAL
Autor(es): ALVES, NATÁLIA FERREIRA
Lima, Felipe Cordeiro de
Palavras-chave: Carvão vegetal
Argamassa
Cimento
Substituição
Rejeito de carvão
Data do documento: 2021
Resumo: O carvão é um material frágil, tendo grande tendência a esfarelar, desta forma durante a produção do carvão é gerado uma alta quantidade de rejeito, gerando os finos do carvão, onde este material não possui destinação, o que acaba gerando um grande impacto ambiental. Desejando dar utilização ao rejeito de carvão, se deu origem a esta pesquisa experimental, com o objetivo de analisar as características de uma argamassa moldada com a substituição do cimento pelo rejeito do carvão, nas proporções de 10, 20, e 30%. Foram realizadas análises das características da argamassa tanto no estado fresco como endurecido, sendo analisadas as propriedades mecânicas (resistência à tração na flexão e compressão) das amostras, e assim dar uma utilização para este material. Com a realização dos ensaios laboratoriais pôde ser analisado que a substituição do cimento pelo rejeito do carvão, gerou uma redução na resistência onde comparando a amostra referencial com a amostra de 30% de substituição, obteve uma redução de 51,65% na resistência à tração, é de 28,23% na resistência à compressão. Notando que a adição de rejeito de carvão não trouxe grandes vantagens para a utilização, principalmente em locais que venham requerer um esforço a tração. Mas este novo material é viável para ser utilizado em locais onde não se tenha grandes esforços, como é o caso de calçadas, calçamento de quintal, bordas de piscinas, assentamento de alvenaria entre outros. Diante do exposto nota se que a utilização deste material possui uma restrição, para locais que necessitam de uma resistência à compressão superior a 20 MPa.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3067
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATÁLIA FERREIRA ALVES.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.