Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3070
Título: INVISIBILIDADE DA TEMÁTICA LGBTQIA+ NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIRAS (OS) EM UM ESTADO DA AMAZÔNIA LEGAL
Autor(es): SILVA, RAQUEL KARINE BARBOSA DA
Veríssimo, Thays Dutra Chiarato
Palavras-chave: LGBTQIA+
Enfermagem
Homofobia
Programas de Graduação em Enfermagem
Sexualidade
Data do documento: 2021
Resumo: O Brasil lidera o ranking na lista de países que mais mata pessoas LGBTS no mundo, simultaneamente pesquisas apontam que no país, jovens que assumem a não heterossexualidade se sentem inseguros e violentados nos ambientes educacionais. A formação acadêmica é um momento único na vida de muitas pessoas, mas, pode ser opressora e vazia de representatividade para a comunidade LGBTQIA+. Esta pesquisa tem como objetivo analisar programas pedagógicos de cursos de graduação em enfermagem que abordem de maneira transversal o tema proposto. O momento atual exige, na formação de profissionais da saúde, mudanças metodológicas que não estejam embasadas somente em discussões conceituais, requerem novos sujeitos sociais para que haja transformação na oferta dos serviços. A transversalidade objetiva dar ao curriculo uma dimensão social e contemporânea, tratando diferentes temas dentro de cada contexto histórico discutido. A metodologia utilizada teve caráter Quanti-Qualitativo, após analises dos PPCs verificou-se despreparo e abordagem insuficiente das instituições quanto à diversidade e o ensino referente à temática.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3070
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL KARINE BARBOSA DA SILVA.pdf838,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.