Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3072
Título: RACISMO INSTITUCIONAL NA ENFERMAGEM: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): SILVA, ANA CAROLINA OLIVEIRA DA
Vale, Jessica de Sousa
Palavras-chave: Enfermagem
Racismo
Ética
Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Data do documento: 2021
Resumo: O desenvolvimento do racismo no Brasil surgiu através da escravidão, onde esse processo tem provocado grandes desvantagens e desigualdades na vida da população negra. Além das práticas racistas cotidianas, os negros e indígenas ainda sofrem de racismo institucional dentro da saúde pública. Nos dias atuais, a forma mais comum de racismo que está enraizada na sociedade, é o racismo estrutural, onde é formado uma estruturação de um conjunto de práticas institucionais, que coloca sempre um grupo social em uma posição melhor na instituição ou na sociedade, e prejudica outros grupos. Portanto, o enfermeiro deve atuar no combate ao racismo institucional, estudando mais sobre o racismo e a discriminação racial, agindo sempre com a ética profissional, e proporcionando uma atenção especial a essa classe tão carente de um bom serviço prestado. Esse trabalho tem como objetivo apresentar os principais estudos publicados no Brasil sobre racismo nos últimos anos. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, que obteve como principais resultados, cinco estudos que se adequavam aos critérios de inclusão, sendo estudos convergentes, que retratam os reflexos do racismo na sociedade, e das dificuldades de implementação de políticas públicas nas instituições, além disso, os estudos demonstram que a trama da vida da população negra é a mesma até os dias atuais. Os estudos também relatam da falta de interesse das instituições e dos profissionais, em falar do racismo como um problema social e de saúde. Contudo o enfermeiro tem um papel de grande influencia para acabar com o racismo institucional, pois é um profissional extremamente capacitado em educação em saúde, e é o que mantém maior contato com essa população tão vulnerável.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3072
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINA OLIVEIRA DA SILVA.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.