Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3079
Título: ENFERMAGEM E O PROCESSAMENTO DE MATERIAIS MÉDICO-ODONTOHOSPITALARES: responsabilidade e conhecimento
Autor(es): JARDIM, BEATRIZ DA SILVA
Veríssimo, Thays Dutra Chiarato
Palavras-chave: Centro de materiais e Esterilização (CME)
Processamento de artigos
Recursos Humanos
Enfermeiro
Data do documento: 2021
Resumo: O centro de materiais e esterilização (CME) segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é considerado uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para a saúde com propósito de minimizar os riscos de transmissão de infecção através de atividades como limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos. O enfermeiro possui papel importante dentro desta unidade, com intuito de supervisionar, coordenar e checar todos os processos a fim de organizar o local, os materiais e profissionais com respaldo em legislações vigentes. O presente estudo teve como objetivo comparar o conhecimento e a aplicabilidade das técnicas de processamento de materiais médico-odonto-hospitalares, a luz da sociedade brasileira de enfermeiros de centro de materiais e esterilização nos serviços público e privado de um município da Amazônia legal. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo realizada através de um termo de vistoria já validado e utilizado no estado de São Paulo como requisito para liberação da licença sanitária aos estabelecimentos hospitalares, onde o mesmo foram aplicado aos profissionais atuantes para verificação dos conhecimentos científicos sobre o reprocessamento de artigos e as reais atribuições. Contudo, a pesquisa pode observar a falta de conhecimento dos profissionais que atuam nas unidades e a falta de interesse com o tema, onde somente uma instituição privada contribuiu com a pesquisa respondendo o questionário.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3079
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BEATRIZ_assinado_assinado 13.12.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.