Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3082
Título: EFICIÊNCIA DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES-RO
Autor(es): FARIAS, ANTONIO RAFAEL DE
Nogueira, Adriana Ema
Palavras-chave: Controle Químico
Plantas Invasoras
Suscetibilidade
Efeito Residual
Data do documento: 2021
Resumo: O manejo de plantas daninhas é um fator essencial no processo produtivo das lavouras. A busca por produtos eficientes é um anseio diário dos produtores. Deste modo, o objetivo deste estudo foi avaliar qual herbicida pré-emergente ou mistura tem maior eficiência de controle sobre as plantas daninhas nas condições no município de Ariquemes-RO. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 5, com cinco repetições, sendo o primeiro fator constituído pelos tipos de herbicidas ou mistura (Diclosulam - 840 g/kg; Imazetapir - 212,0 g/L + Trifluralina - 450 g/L; S-metalocloro - 960 g/L; Sulfentrazona - 175,00 g/L + Diuron - 350,00 g/L; Imazetapir - 212 g/L + Flumioxazina - 100 g/L) e o segundo fator pelas épocas de avaliação, sendo estas - 0, 15, 30, 45 e 50 dias após a semeadura (DAS). Todos os tratamentos foram testados para o controle das plantas daninhas – ervaquente (Spermacoce latifolia), capim pé-de-galinha (Eleusine indica L. Gaertn), capimamargoso (Digitaria insularis) e capim-massambará (Sorghum halepense). Para a avaliação do efeito residual dos herbicidas, em cada época de avaliação foram contados o número de plantas daninhas de cada espécie em cada parcela. A partir dos dados obtidos, realizou-se análise de variância, por meio do teste F, para verificar se houve efeito significativo de herbicidas, das épocas de avaliação e da interação herbicidas x épocas de avaliação. Quando verificado efeito significativo para herbicidas, procedeu-se discriminação dos tratamentos pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Para efeito das épocas de avaliação, efetuou-se análise de regressão polinomial a nível de 5 e 1% de probabilidade. Os herbicidas Diclosulam, Smetalacloro, Sulfentrazone + Diuron, e Imazetapir + Flumioxazina proporcionaram bom controle da erva-quente, especialmente entre 15 e 30 DAS. A mistura Imazetapir + Trifluralina não foi eficiente no controle da erva-quente. O herbicida Diclosulam, aplicado em pré-emergência, não controla eficientemente as plantas daninhas de capim pé-de-galinha. Os herbicidas Imazetapir + Trifluralina, Sulfentrazone + Diuron e Imazetapir + Flumioxazina e S-metalacloro proporcionaram bom controle do capim-pé de galinha, com maior eficiência para as misturas entre 15 e 30 DAS. Para o capimamargoso, os herbicidas Diclosulam, Imazetapir + Trifluralina e Imazetapir + Flumioxazina mostraram-se mais eficientes no controle do que S-metalacloro e Sulfentrazone + Diuron até 50 DAS. A mistura Imazetapir + Flumioxazina foi a mais eficiente no controle da planta daninha capim-massambará em todas as épocas avaliadas. A mistura Imazetapir + Trifluralina foi a segunda mais eficiente e, Smetalacloro, a terceira.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3082
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES correção final antonio rafael (1).pdf658,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.