Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3091
Título: SÍNDROMES GENÉTICAS E MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS EM UM ESTADO DA AMAZÔNIA LEGAL
Autor(es): SOUZA, VICTÓRIA FERREIRA DE
Samuelsson, Evelin
Palavras-chave: Alteração genética
Criança
Perfil epidemiológico
Data do documento: 2021
Resumo: Assim como as síndromes, as malformações congênitas tem sua origem ainda no embrião. Essas patologias podem ser físicas, neurodegenerativas e mentais, e são responsáveis pela maior parte das internações em hospitais infantis, cerca de 8 milhões de bebês nascem com alguma patologia genética no mundo. Desta forma, buscou-se reunir informações com o intuito de compreender os fatores que influenciam na alteração genética, acarretando em síndromes e malformações. O estudo tem como objetivo identificar o perfil de crianças que nasceram com alguma síndrome genética ou malformação congênita, no estado de Rondônia, inserido na região Amazônica do Brasil. Este estudo é descritivo, do tipo corte transversal, que catalogou todos os nascidos vivos no Estado do Rondônia. Utilizou para tanto, dados coletados do banco de dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) no período de 2015 a 2019. Foram usados dados secundários da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA). Durante o período estudado a taxa de nascimentos com anomalias foi de 0,82%, sendo maior no sexo masculino. As mães que apresentam o perfil são em sua maioria solteiras, com faixa etária entre 20 e 24 anos e que possuem o ensino médio incompleto.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3091
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTÓRIA FERREIRA DE SOUZA.pdf922,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.