Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3103
Título: ENFERMAGEM FRENTE À CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL: A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO
Autor(es): CAMPOS, NATÁLIA DA SILVA
Santana, Katiuscia Carvalho de
Palavras-chave: Enfermagem
Criança
Violência sexual
Humanização
Protocolo
Data do documento: 2021
Resumo: A violência sexual se tornou um problema de saúde pública que afeta todas as idades e gêneros e ainda assim é um desafio para os profissionais da área da saúde, principalmente quando a vítima é uma criança. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância que a enfermagem tem no atendimento de crianças vítimas de violência sexual. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica onde foi possível analisar de modo satisfatório todos os artigos coletados, de forma que foi possível realizar uma revisão de todo o assunto pesquisado de maneira adequada. Foi observado nos artigos encontrados que ainda se faz necessário a atenção redobrada em casos em que não é possível observar sinais óbvios de abuso, também foi possível observar que muitos dos casos que passam por enfermeiros não são notificados devido à falta de capacitação e experiência dos mesmos, também foi notado que em alguns casos os profissionais podem recusar prestar o atendimento por sentir desconforto com a situação. A importância que o atendimento de enfermagem exerce neste tipo de situação é muito grande, pois a enfermagem está presente no atendimento deste paciente do início ao fim e, portanto, necessita ser um atendimento especifico e humanizado, por se tratar de uma criança que foi abusada e que necessita de um ambiente saudável e seguro neste momento difícil. Deste modo fazem-se necessários protocolos e capacitações para treinar atuais e futuros enfermeiros para lidarem com este tipo de situação.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3103
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATÁLIA DA SILVA CAMPOS.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.