Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3118
Título: Intervenções clínicas voltadas para a compulsão alimentar na perspectiva da Terapia Cognitiva Comportamental
Autor(es): Lima, Kassia Elizabete Oliveira
Santana, Katiuscia Carvalho de
Palavras-chave: Terapia cognitivo-comportamental
Anorexia Nervosa
Bulimia Nervosa
Transtornos alimentares
Data do documento: 2022
Resumo: Os transtornos alimentares (TAs) são condições psicopatológicas que muitas vezes afetam grave e persistentemente os hábitos alimentares. Nas últimas décadas, observou-se que um número crescente de estudos tem se concentrado na investigação dos TA, incluindo as características psicodinâmicas das populações afetadas e do sistema familiar em que residem. Nesse sentido, a terapia cognitivocomportamental é uma intervenção breve, semiestruturada e direcionada a objetivos que tem sido amplamente utilizada em centros de pesquisa e tratamento de transtornos alimentares. Este trabalho, tem como objetivo abordar as intervenções clínicas voltadas para o tratamento da compulsão alimentar na perspectiva da terapia cognitiva comportamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que proporcionou a discussão do tema por meio de um levantamento de artigos publicados nas bases de dados Scielo, Pepsic, Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico, além da consulta de livros físicos e virtuais. Os resultados indicam que vários ensaios clínicos avaliaram a eficácia da terapia cognitivo-comportamental, mostrando que ela é benéfica para aliviar ou reduzir a frequência de episódios de compulsão alimentar, comportamentos purgativos e restrição alimentar, melhor humor, funcionamento social e menos foco no peso e forma foram relatados.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3118
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kassia Elizabete Oliveira Lima_TCC.pdf631,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.