Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3120
Título: A contribuição da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(es): Silva, Nelcimari Marçal Machado da
Pumariega, Yesica Nunez
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Análise do comportamento Aplicada (ABA)
Diagnóstico Precoce
Data do documento: 2022
Resumo: Muitos pais se deparam com a realidade de um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, em sua maioria não estão preparados para lidar. O Diagnóstico Precoce pode proporcionar um tratamento assertivo. Esse trabalho tem como objetivo, compreender as contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o Tratamento Precoce de Crianças com TEA. É uma revisão bibliográfica do tipo narrativo, na qual utilizaram-se trabalhos publicados entre os anos de 2004 a 2022, nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Periódicos Capes, Pubmed, Gloogle Acadêmico, Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSIC), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e as palavras chaves: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Diagnóstico Precoce. As literaturas selecionadas para este trabalho apontam que, o diagnóstico precoce pode proporcionar a busca de tratamento adequado, no qual irá trabalhar os comportamentos considerados “inadequados” e o ensino de habilidades. A ABA propõe trazer mais independência ao autista, uma vez que é feito uma avaliação minuciosa, e após, elaborado um Programa de Ensino Individualizado-(PEI), para reconhecer as habilidades que o autista já possui e ensinar aquelas ausentes. Perante os dados científicos sobre a eficácia da ABA no desenvolvimento de crianças dentro do transtorno do Espectro Autista, pode-se dizer que, está é uma ferramenta de total apoio para ganho de habilidades e novos repertórios para a socialização de crianças com TEA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3120
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelcimari Silva_TCC.pdf614,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.