Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3127
Título: Adubação fosfatada nas características de produção do Panicum maximum cv. Mombaça
Autor(es): Bombardelli, Wdycleia Claude
Ferreira, Matheus Martins
Palavras-chave: Fósforo
Nutriente
Forrageira
Panicum Maximum
Data do documento: 2022
Resumo: A forrageira Panicum maximum cv. Mombaça entrega alta produtividade, porém, a planta é exigente quanto a fertilidade do solo. Entre os macronutrientes, o fósforo (P) possui uma grande relevância, visto que, o surgimento de novos perfilhos possui relação direta com o nutriente. Os solos amazônicos são pobres em P, necessitando de correção para atingir elevadas produtividades. No entanto, são escassos dados com indicação de doses a serem utilizadas nessa região. Desta forma, objetivou-se a pesquisa avaliar o efeito da adubação fosfatada nas características produtivas do Mombaça na Região do Vale do Jamari- RO. O experimento foi conduzido em vasos de novembro de 2021 a março de 2022 em Ariquemes – RO. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com cinco tratamentos e cinco repetições. As doses aplicadas foram (0; 84; 252; 504; 756 kg/ha de P). As variáveis avaliadas foram a altura da planta, número de perfilho, número de folhas, massa seca da parte aérea e comprimento de raiz. A adubação fosfatada influenciou significativamente o crescimento do capim Mombaça. O número de perfilhos ajustou-se ao modelo quadrático em função das doses de P, aumentando até a dose de 562 kg/ha. Já o número de folhas aumentou de forma linear. A maior massa seca do Mombaça foi obtida utilizando a dose de 84 kg/ha de fósforo. A aplicação de P aumentou todos os parâmetros de crescimento e produção do capim Mombaça.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3127
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wdycleia Claude Bombardelli_TCC.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.