Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3128
Título: Adubação nitrogenada em braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandu)
Autor(es): Cunha Junior, Mauricio da
Ferreira, Matheus Martins
Palavras-chave: Nitrogênio
Adubação
Marandu
Forrageira
Pastagem
Data do documento: 2022
Resumo: A Brachiaria brizantha cv. Marandu é uma das forrageiras mais utilizadas na pecuária brasileira, devido sua adaptabilidade ao clima, relevo, solo e principalmente a fertilidade encontrada nas diferentes regiões do Brasil. A adubação nitrogenada é uma opção para intensificar produção, visto que, o capim Marandu ocupa em média 70% do território brasileiro. Desta maneira, objetivou-se avaliar o efeito nas características da planta e produção de matéria seca com o uso de diferentes doses de nitrogênio. O experimento foi conduzido de fevereiro de 2022 a maio de 2022 em Ariquemes – RO. Utilizado delineamento de blocos casualizado (DBC), com cinco tratamentos e cinco repetições. As doses utilizadas foram (0, 75, 150, 225 e 300 kg/ha de N). Foi avaliada a altura de planta, número de perfilhos, número de folhas e matéria seca da parte aérea. A adubação nitrogenada influenciou de forma positiva a altura da forrageira, obtendo a melhor resposta com o uso de 150 kg/ha de N. O número de perfilhos e de folha seguiram a mesma tendência, se adequando ao modelo cubico, com máximo potencial de produção entre as doses de 75 kg/ha a 150 kg/ha de N. Para a matéria seca da parte aérea houve diferença de comportamento entre os dois cortes, entretanto, não prejudicando a produtividade, ficando o ápice de produção entre a dose de 150 kg/ha a 187 kg/ha de N. A aplicação de N melhorou as características e produção do capim Marandu.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3128
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mauricio da Cunha Jr_TCC.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.