Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3129
Título: Cadeia produtiva da soja em Rondônia e os incentivos e impactos financeiros durante a pandemia do Covid
Autor(es): Abegg, Nathalia Cristiane de Oliveira
Santos, Fernando Corrêa dos
Palavras-chave: Glycine max
Commodity
Agronegócio
Logística
Pandemia
Data do documento: 2022
Resumo: O agronegócio é um dos principais setores que serve como força motriz para economia mundial, e principalmente para o Brasil, que tem alcançado ano após ano o status de protagonista da economia global. Uma das commodities mais importantes do agronegócio brasileiro, e também para o estado de Rondônia, é a cultura da soja (Glycine max L.), que tem se expandido consideravelmente nos últimos anos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo discorrer sobre a produção e o escoamento, incentivos e impactos da pandemia da Covid-19 na cultura da soja em Rondônia. O estudo foi desenvolvido seguindo-se princípios exploratórios, através de uma revisão de literatura teórica de forma integrativa e descritiva do entendimento sobre a cultura da soja, sua produção e rendimento, bem como os incentivos aos produtores e se houve impactos no período de pandemia da Covid-19. Utilizou-se materiais disponíveis como livros, artigos científicos, dissertações e monografias, disponíveis em base de dados como SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico, site da Embrapa, Institutos de pesquisas agropecuárias e Universidades. Após análise do material estudado constatou-se que a produção rondoniense de soja vem aumentando anualmente, gerando emprego e renda, que o escoamento da soja produzida em Rondônia, bem como em parte do Mato Grosso, ocorre pelo modal rodoviário até a chegada no porto graneleiro de Porto Velho, onde ocorre transbordo para barcaças, e posteriormente segue pelo modal hidroviário por meio da Hidrovia do Madeira até os portos de Itacoatiara-AM ou porto de Santarém-PA. A partir daí é embarcada em navios para exportação ao mercado externo. Também se observou que os produtores rurais de soja rondonienses tiveram fomento por meio do Plano Safra, que certamente auxiliaram na produção de soja no Estado, sem causar impactos severos em meio a pandemia da Covid-19. Além do mais, o agronegócio rondoniense teve bom desempenho durante a pandemia da Covid-19, sendo a soja uma das culturas que mais gerou renda frente a outros produtos do setor agropecuário.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3129
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathalia Cristiane de Oliveira Abegg_TCC.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.