Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3138
Título: Os limites da psicanálise frente o conceito da esquizofrenia
Autor(es): Alves, Camila Mendes Vieira
Santana, Katiuscia Carvalho de
Palavras-chave: Esquizofrenia
Psicanálise
Neurose
Psicose
Data do documento: 2022
Resumo: A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico de etiologia complexa que acomete de 0,2 a 2% da população. Tendo como características alterações na afetividade, comportamento, vontade, percepção, insight, linguagem, relações interpessoais, vida escolar, ocupacional, entre outros. Os transtornos esquizofrênicos são caracterizados, em geral, por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção e por afeto inadequado ou embotado. A consciência clara e a capacidade intelectual estão regularmente mantidas, embora certos déficits cognitivos possam surgir no curso do tempo. A perturbação envolve as funções mais básicas que dão à pessoa normal um senso de individualidade, unicidade e de direção de si mesmo. O objetivo deste trabalho apresentar as principais contribuições psicanalíticas acerca do conceito de esquizofrenia. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico e contou com o auxílio de diversos materiais físicos e virtuais, disponíveis nas plataformas digitais: SciELO; PEPSIC; Google Acadêmico, Periódicos e Livros. Tendo como resultados esperados a compreensão que cercam o aparecimento da doença na psicanálise onde se dá devido a falha do complexo de édipo, e suas formas de tratamento existentes que são a farmacológica e a através da psicoterapia.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3138
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Mendes Vieira Alves_TCC.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.